Resumidamente, o transtorno de personalidade borderline é uma grave doença psicológica onde os indivíduos vivem no limite entre a normalidade e os surtos psicóticos.

Apresentam dificuldades em se relacionar, demonstra oscilações de humor (não confunda com bipolaridade, é muito diferente), vazio existencial, momentos depressivos, agressividade intensa, comportamento suicidas, medo de abandono, impulsividade...

Esses sintomas começam a se manifestar após a puberdade, no início da adolescência e aumentam de intensidade na vida adulta.

Uma síndrome caracterizada pelo excesso de emoções, onde o indivíduo precisa de algo ou alguém para se manter bem psicologicamente. Desde um namorado, ou uma bebida específica, drogas, pessoas queridas...

Quando dependentes de uma pessoa muito querida, o ''border'' falha no excessivo companheirismo, assim perdendo um pouco a amizade do seu companheiro justamente por julgar tal afeto exagerado, fazendo o border sentir-se rejeitado e caindo em depressão.

O tratamento é feito através de uma combinação de medicamentos e de acompanhamento psicológico. Os medicamentos usados com mais frequência no tratamento da síndrome de Borderline incluem anti-depressivos, estabilizadores de humor e tranquilizantes.

A psicoterapia é o principal tratamento utilizado, porém requer paciência e força de vontade do paciente. É na psicoterapia que o indivíduo aprende a lidar e controlar as suas emoções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anatomia Aplicada

Reflexão